quarta-feira, julho 26, 2006




Todos aqueles acasos infelizes da nossa vida, em que fomos, ou ridículos, ou reles, ou atrasados, consideremo-los, à luz da nossa serenidade íntima, como incómodos de viagem. Neste mundo, viajantes, volentes ou involventes, entre nada e nada ou entre tudo e tudo, somos somente passageiros, que não devem dar demasiado vulto aos percalços do percurso, às contundências da trajectória. Consolo-me com isto, não sei se porque me consolo, se porque há nisto que me console. Mas a consolação fictícia torna-se-me verdade se não penso nela.

Depois, há tantas recordações! Há o céu alto, limpo e sereno, onde bóiam sempre nuvens imperfeitas. Há a brisa leve, que agita os ramos densos das árvores, se é no campo; que faz oscilar as roupas estendidas, nos quartos andares, ou quintos, se é na cidade. Há o calor ou o fresco, se os há, e sempre, no fundo, uma memória, com sua saudade, com sua esperança, e um sorriso de magia à janela do mundo, o que desejamos batendo à porta do que somos, como pedintes que são o Cristo.

(Livro do Desassossego: Composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa / Fernando Pessoa)

6 comentários:

greentea disse...

magia à janela do mundo que nos faz olhar o Caes do Sodré e ver nele todo o Oriente em tres dimensões...

hoje sem fotos de t. mas com um video q achei apropriado, que nos leva ao Oriente longiquo.

greentea disse...

também tinha seleccionado este texto para os próximos dias...que originalidade a nossa !

Choninha disse...

"Neste mundo, viajantes, volentes ou involventes, entre nada e nada ou entre tudo e tudo, somos somente passageiros, que não devem dar demasiado vulto aos percalços do percurso, às contundências da trajectória."

Lindo T., bela a fotografia, como todas as que fazes. Até depois.

Leticia Gabian disse...

"Mas a consolação fictícia torna-se-me verdade se não penso nela"
oh, Desassossego que dá e deixa!

BÓLICE disse...

Está visto que o "Desassossego" É um sucexo... ops, desculpa... sucesso...lol... eles (e elas) andem aí todos "entusiasmados"! Mais vale entusi'asmados do que "asmados" sem "entusia", porque assim 'inda se "fala" (do sujeito "falo")um pouco, nÉ?
Acho que sou gajo p'ra pedir à Amiga Xonitas esse livro p'ra dar umas também... LOLada =D

intÉ =0

greentea disse...

já encontrei as fotos do Torel. Mas mandei-te o mail na mesma. S´q hoje não se conseguia ir buscar as fotos e optei pelo video q achei lindissimo. Pena não o conseguires ver...
tem uma boa noite