terça-feira, outubro 16, 2007

Outras vistas da cidade


Passo adiante. Agora estou virado a sul em formato postal e tu, Lisboa, com o rio em fundo num azul de entontecer. O Tejo visto do mastro real, poderia dizer-se.

Do alto vos falo, onde
acrescento azul de muitas cores
ao outro azul que os vossos olhos vêem,

seria o aparte de Pedro Tamen se aqui estivesse. E eu faria que sim, mais que convicto, porque em poucos lugares como este de tantas cores cada cor é feita.
Azul de azuis? Branco áspero de pérola e cinza? Ocres de pardacentos e vermelhos lisos? Bem, pelos tons desta foto é verão de agosto, ia jurar. Mas também podia ser um daqueles meios-dias de abril em que de repente se apaga a chuva e se abre sobre ti um sol carregado de andorinhas. Nós, tanto quanto me apercebo, estamos os dois em mais ou menos: tu, cidade desfocada pela luz mundana dos videoturistas que te vieram espreitar de miradouro, eu um pouco à margem porque, para mim, panorâmicas e vistas gerais são quase sempre frases feitas ou cenários de catálogo.

In Lisboa: Livro de Bordo/José Cardoso Pires

4 comentários:

Anónimo disse...

Lisboa com Tejo e tudo...
Fico satisfeita por ver que regressou à temática 'Lisboa'.
Fico, também, satisfeita por ver que pretende continuar a cuidada escolha das suas leituras e poesias para emoldurar as fotos e, assim, manter a qualidade.

isabel mendes ferreira disse...

:)


_______________
nem me atrevo a comentar.



________________


agora a sério, vim "lavar" os olhos. aqui.


como sempre.

beijo. T.

M. disse...

Livro de que gostei muito, T. e das tuas fotografias também.

bettips disse...

Ficam bem os livros com as tuas imagens dentro. Desfolhando Lisboa. Abç